quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Quer andar de pneu velho?!?!?!

Não... ninguém quer, né?
Rsssss
Mas hoje eles tem tudo a ver com decoração e com nossa casa!!!
Vamos falar um pouco sobre reciclagem de pneus no Brasil.
A reciclagem de pneus no Brasil é muito fraca, apesar de duas resoluções do Conselho Nacional do Meio Ambiente obrigarem fabricantes e importadores a darem uma destinação adequada aos pneus que não servem mais.
 
Segundo a opinião de Carlos Lagarinhos, engenheiro mecânico que defendeu uma tese de doutorado sobre o assunto na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). “No Brasil, as atividades de reutilização [de pneus] não são regulamentadas e não existem incentivos para a reciclagem ou utilização de matéria-prima de pneus inservíveis [que não servem mais para rodar em automóveis, ônibus e caminhões]”, apontou o especialista à Agência Brasil.
 
 


 

Bom Vamos ao que interessa...

=D

 
 

 

Esses são feitos com camara de ar e gravatas!!!! AMEI!!! Se você tem espaço na sua casa pode fazer com camara de trator!!! Imagina só... Da pra sentar em volta!!!
 
 
 
 

E essa mesinha então?!?!? Ninguém diz que era um pneu velho!!!
 
 
 


 
 

 
 
 
 
 

 
 

 
 
 
 
 

Esses dois são feitos com Lycra.
Para o passo a passo esse video do Programa Mais Você.
 

Para deixar seu jardim lindo e colorido

Materiais utilizados no passo a passo de reciclagem de pneus:• 2 pneus descartados
• Selante universal primer, da Corfix
• Tintas esmalte brilhante nas cores laranja e roxa, da Camurcyl
• 4 parafusos médios e 4 porcas
• Furadeira
• Trincha grande, da Condor
• Aguarrás
• Água
Modo de fazer:Dilua o primer na aguarrás, na proporção 3:1. Com a trincha, aplique a mistura em toda a face externa dos pneus e aguarde a secagem por cerca de 2 horas. Separadamente, dilua as tintas na água, também na proporção 3:1. Com a trincha, aplique de 2 a 3 demãos nos pneus, sendo um de cada cor, intercalando secagens de 30 minutos. Deite os pneus e, com a furadeira, faça 4 furos distribuídos igualmente em cada pneu e prenda um ao outro com os parafusos e as porcas.
Criação e execução: Nilda Guedes (para Nilda Guedes Ateliê, com produtos Corfix, Camurcyl e Condor)
Fonte:Portal R7
 
O que mais da pra fazer?!?!?
 
 
 

 
 

 
 

 
 

 
 
=D

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Horta Vertical Com Garrafa Pet

 A idéia partiu de Marcelo Rosenbaum, que a executou em uma das edições do quadro "Lar, doce lar", exibido no programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.

Quem viu e se encantou (como eu) com essa horta, sabe também que é um privilégio ter temperos sempre fresquinhos na porta da cozinha!!!


Olha só que delícia!!!!
 
Vamos lá fazer a nossa... Vamos precisar de:
 
- garrafa PET de 2 litros vazia e limpa
- tesoura
- corda de varal, cordoalha, barbante ou arame
- para os que optarem por cordoalhas ou arames, serão necessárias duas arruelas por garrafa PET
- terra
- muda de planta

“Para fixar as garrafas, deve-se fazer dois furos no fundo da garrafa e dois na parte superior. Dá pra entender direitinho olhando bem a foto acima. Além dos furinhos para passar a corda, é necessário um pequeno furo para água da rega escoar. Depois disso, passe a corda por um furo e puxe pelo outro. Depois disso, passe a corda por um furo e puxe pelo outro”, explicou o arquiteto Marcelo Rosenbaum em seu blog.


Marcelo Rosenbaum, fez dois desenhos para mostrar como fazer com que as garrafas não escorreguem pela corda, barbante ou arame, siga esses desenhos, são fundamentais para o sucesso de sua horta!!!




Agora... na hora de colocar na parede, solte sua imaginação e disponha na parede da maneira que quiser... formando desenhos, de maneira assimétrica ou como fez Rosenbaum, tenho certeza de que vai ficar lindo como você escolher!!!


=D




Sua horta em casa

Tecnologia da Embrapa para sistema de plantio de hortaliças é ideal para quem tem pouco espaço, como a varanda de um apartamento

Como eu tinha prometido, esta aqui como montar sua horta em casa com tubos de pvc!!!

A falta de espaço já não é mais problema nem desculpa para quem quer montar uma horta. O técnico agrícola Adejar Gualberto Marinho, da Embrapa Hortaliças - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, criou no início de 2004 um sistema de plantio em canos de PVC que pode ser colocado em qualquer lugar, até na varanda de um apartamento. Mais parecida com uma escada, a horta suspensa, como é chamada, é simples de fazer e econômica.


'O sistema completo custa, em média, 500 reais', afirma. Neste tipo de tecnologia para horta, pode-se plantar de tudo um pouco: verduras, legumes, condimentos e até plantas medicinais. Só é preciso tomar cuidado em cultivar hortaliças que não cresçam muito para não atrapalhar o desenvolvimento das outras plantas. Porém , com calha de 1,20 metro, é possível plantar 12 pés de alface com espaçamento de 20 centímetros. Além de consumir o que produz, o dono pode até ganhar dinheiro extra.

Montagem


         


 



 

1 - Cano de PVC
Esse sistema de horta suspensa utiliza canos de PVC de 30 centímetros de diâmetro, que vão servir como 'vasos' para as hortaliças. Evite comprar tubos menores para não perder área de plantio. Caso você queira fazer quatro canteiros, como na figura, use um cano 1,20 metro de comprimento; outro de 1,0 metro; o terceiro de 80 centímetros; e um de 60 centímetros. Desta forma, há espaço suficiente para fazer o plantio sem dificuldades, por exemplo, de alface, beterraba e coentro.
 
 


 

 

2 - Placa de madeira
 Antes de colocar a terra é preciso fechar as laterais das calhas. Para isso, você vai precisar de um pedaço de madeira de dois centímetros de espessura. Usando o cano como molde, desenhe com um lápis quatro círculos na tábua. Serre cada um deles e divida-os em semicírculos como exemplificado na figura 2.
 
 

3 - Furos no cano para escoamento de água
Utilizando um serrote ou um facão bem afiado, corte cada tubo ao meio no sentido longitudinal, tomando cuidado com o alinhamento. Em seguida, faça pequenos furos de cinco milímetros de espessura no fundo de todos os pedaços cortados. Isso é fundamental para o escoamento da água em sua horta e evita a proliferação de microorganismos capazes de prejudicar o desenvolvimento da planta. Utilize um prego 18x30 e, com um martelo, fure os canos. Para evitar que eles rachem na hora em que for furá-los, uma dica é colocá-los sobre uma plataforma de madeira com as calhas voltadas para cima. O espaçamento entre os furos deverá ser de cinco centímetros.
 
 

4 - Use preguinhos para fixar as laterais do canteiro



Para prender bem a madeira ao cano de PVC, recomenda-se o uso de 12 pregos a uma distância de, aproximadamente, cinco centímetros um do outro. Use pregos 15x15.
 
 
5 - A estrutura em tudo galvanizado soldado
 
 
Para agüentar o peso das hortas feitas com os canos de PVC é preciso fazer um suporte com tubo galvanizado ou com ferros de construção de três oitavos. A montagem dessa estrutura precisa ser feita com solda. Para isso, é aconselhável a ajuda de um serralheiro.
 
A parte de cima do suporte deve ter um metro de altura por um de comprimento e a de baixo 35 centímetros de altura por 40 de comprimento. Já os degraus possuem 33 centímetros de largura e 25 de comprimento. Não se esqueça de ligar uma barra de 70 centímetros no segundo degrau de baixo para cima ao tubo de um metro de comprimento da base. Isso é fundamental para garantir a sustentação do suporte. Repare que em todos os degraus há dois ganchos de ferro de oito centímetros de comprimento por um de largura cada. Colocados de forma inclinada, essas hastes são fundamentais para dar apoio aos canos de PVC. Ponha-as a uma distância suficiente para que os tubos possam caber em cada degrau da estrutura.
 
Essa matéria foi tirada do site Globo Rural.
 
 
Para fazer sua horta na parede é só seguir os passo 1, 2, 3 e 4 e colocar um suporte na parede, são duas ripas de madeira colocadas com parafusos na parede, onde você pode prender com preguinhos os canos de PVC.
 
 
=D
 



 

 

 

 

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Entre Cães, Gatos e Plantas

Como todo mundo já sabe estou montando um jardim em vasos em casa, e tenho 3 lindos filhos felinos, por isso um dos maiores cuidados que tenho é com o bem estar deles.
Os gatos são animais carnívoros??? Certo, mas isso não quer dizer que não irão procurar uma folhinha pra mastigar tentando se livrar do desconforto de uma bola de pelo, principalmente os de pelo longo, ou que se lambem muito.
É importante saber que os gatos são muito cuidadosos com o que comem, por isso casos de envenenamento são raros,mas prevenir nunca é demais.
Gatos que vivem dentro de casa (o que é o correto, pois lembre-se animal doméstico vive dentro de casa... nada de escapadinhas) podem comer plantas por simples curiosidade ou até mesmo tédio ou aborrecimento.

Há plantas que são venenosas para os gatos, e variam em sua toxicidade. Algumas podem causar apenas irritação.


          Bom, sabemos que ingerir plantas é um hábito tanto de cães como de gatos. Eventualmente os cães, geralmente filhotes ingerem plantas tóxicas, levando a intoxicações que podem provocar desde uma irritação na pele e mucosas ou mesmo o óbito.

        Geralmente a intoxicação é confirmada ao encontrarmos restos da planta onde o animalzinho gosta de ficar, ou ao redor das plantas, até mesmo nas fezes ou vômito dele.



        Sim gente, esses são mais alguns dos vários cuidados que temos que tomar com nossos anjinhos de quatro patas.

        4 Regrinhas de ouro em caso de intoxicação:
  1. Lavar a boca do animal apenas com água e em abundância.
  2. NÃO oferecer leite ou qualquer outro alimento.
  3. NÃO tentar forçar o vômito, já que não sabemos se a planta que ele ingeriu é irritativa, podendo causar uma lesão ainda maior na mucosa do esôfago (o ideal é a lavagem de gástrica, que poderá ser realizada apenas pelo médico veterinário).
  4. LEVE-O AO MÉDICO VETERINÁRIO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!!!


         As plantas responsáveis pela maioria dos casos de envenenamento são:
Comigo Ninguém Pode
(como já diz o nome)


Costela de Adão

Copo de Leite

Bico de Papagaio
(muito comum em decoração de Natal)

Azaléia

Mamona

Hortência
(uma pena, já que são lindas)


Espada de São Jorge


Babosa
(Aloé-Vera)


Amarílis


Antúrio


Cala
(parece o Copo de Leite, só que miudinha)


Espirradeira


Orelha de Elefante


Lírio


Lírio da Paz



Tulipa


Narciso


Samambaia


Sinais de envenenamento
Eles podem babar, ter vômitos repetidos, diarreia, dor abdominal, colapso súbito, irritação excessiva ( vermelhidão, bolhas, inchaço) na pele, boca ou garganta e falhas no pelo.
Prestar atenção em seu gato, como por exemplo olhos orelhas, respiração e manipular (com cuidado) gargantinha e barriga para ver se existe algum desconforto, é SEMPRE muito bom. Qualquer duvida, procure seu veterinário!!!!


Uma lista com 80 plantas tóxicas A Nossa Vida.
E Adote Um Bichinho para mais informações!!!