quarta-feira, 10 de outubro de 2012

MARAVILHOSA DUBAI

 
Esse é um assunto que me enlouquece!!!
Dubai, um dos 7 principados dos Emirados Árabes, esta hoje com aproximadamente 2 milhão e 300 mil habitantes e 77 quilometros quadrados de área. Estima-se que Dubai produz 240.000 barris de petróleo por dia, e quantidades substanciais de gás em campos. O emirado possui 2% das reservas de gás dos Emirados Árabes Unidos, e é um verdadeiro canteiro de obras a céu aberto, sinônimo de crescimento e modernidade, ela vem nos surpreendendo a cada dia.
Tudo lá é maior, mais alto...
Vamos ver um pouquinho do que ela foi e ainda é capaz de fazer!!!

Dubai começou a ser colonizado em 1833, e durante o século  XIX,  Bur Dubai (nome na época) não passou de uma vila de pescadores, mergulhadores de perolas e comerciantes beduínos, indianos e persas.
Em 1966 foi descoberto petróleo e a sua exportação começou em 1969. Em 1971 os  7 emirados formalizaram uma federação e adotaram o título Emirados Árabes Unidos, e Dubai é o segundo maior deles, sendo Abu Dhabi o maior e com mais reservas petrolíferas.


Em 1892, em acordo com os ingleses, o Sheik de Dubai ofereceu isenção de impostos para os comerciantes que se basearam lá, assim nasceu o Emirado de Dubai.
 
Com uma visão de futuro como poucos, o Sheik de Dubai, vendo que suas reservas de petróleo estavam se esgotando, investiu tudo o que pode das receitas provenientes da comercialização do petróleo e infra - estrutura comercial e principalmente turística para garantir que o emirado tivesse um futuro promissor mesmo depois do fim das reservas.
Pra se ter uma idéia: 15% dos guindastes de todo o mundo se concentram em Dubai.
 
Hoje Dubai abriga os hotéis mais luxuosos do mundo!!!
Hotel Burj Al Arab de Dubai
O luxuoso Burj Al Arab, é único em todos os sentidos.
Com a forma de veleiro ele esta localizado em uma ilha construída para "abrigar" o hotel, é ligada ao continente por uma graciosa ponte em curva, sendo que a parte mais distante da costa está localizada a 450 metros da mesma.
 
O Burj Al Arab é um dos exemplos de projeto inovador em estrutura metálica. Com sua estética e formas incomparáveis e, considerado o hotel mais alto do mundo, O Burj Al Arab foi edificado em Dubai pelo Sheik Said Khalil e é o ícone do país, representando muito bem o sonho da Dubai contemporânea e futurista, refletindo a herança marítima do país no seu formato. Nele foi demonstrada a versatilidade do aço para várias aplicações e com várias complexidades.
 
 
 

Com 321 metros de altura, ele custou nada mais nada menos que 650 milhões de dólares. Mesmo com toda essa altura ele tem apenas 28 andares, que acomodam 202 suítes, que podem ser de 169 metros quadrados de área até as maiores de 780 metros quadrados.  






 
Com sua forma fascinante e majestosa, é a estrutura mais alta usada exclusivamente como hotel. Esse foi o projeto que abriu o caminho para expansivo mercado da construção do Oriente Médio como um grande especialista em aço estrutural.


Este edifício é uma híbrida estrutura em V de concreto que misturada com aços estruturais cria uma impressionante obra-prima de engenharia. Mais de 70.000 metros cúbicos de concreto e 9.000 toneladas de aço foram usados para erguer a torre.
Um esqueleto de estrutura metálica formado por pilastras curvadas de 85 metros cada ajudam a proteger a edificação dos efeitos do vento, ao mesmo tempo em que compõe a espetacular forma de veleiro. O hotel foi construído com duas colunas partindo do chão, originando um "V" que forma um imenso mastro, enquanto que, nos espaços entre elas, foram erguidos os andares.

Na sua construção foi usado ouro suficiente para cobrir um campo de futebol oficial e também três auto-guindastes de torre de escalada com uma capacidade de elevação máxima de 64 toneladas.
1 - Quadro do Exosqueleto
2 - Armação
3 - Espinha Central
4 - Membrana
1 - Superestrutura de concreto
2 - Braçadeiras
1 - Análise das armações
Suspensórios diagonais de aço / Resistências das forças laterais
2 - Análise das braçadeiras
Suspensórios externos em aço / Resistências das forças laterais
 
 
 

Esquema de Construção da Ilha


 
Palm Islands – ilhas artificiais de Dubai
 
 
A Palm Islands são as ilhas artificiais de Dubai, sobre os quais grandes obras de infra-estruturas comerciais e residenciais serão construídas. As ilhas são os maiores projetos de saneamento em todo o mundo e terá como resultado as maiores ilhas artificiais do mundo. Elas estão sendo construídas pela Nakheel Properties, uma incorporadora de imóveis nos Emirados Árabes Unidos, que contratou o empreiteiro holandês Van Oord para dragagem marinha, um dos maiores especialistas do mundo na recuperação de terras. As ilhas são a Palm Jumeirah, a Palm Jebel Ali e da Palm Deira.
As ilhas foram idealizadas a fim de aumentar o turismo Dubai. Cada assentamento será no formato de três palmeiras, vai ter um grande número de edifícios residenciais, centros de entretenimento e lazer. As ilhas Palm estão situadas ao largo da costa dos Emirados Árabes Unidos, no Golfo Pérsico e vai acrescentar 520 km de praias para a cidade de Dubai.
As primeiras duas ilhas foram compostas de aproximadamente 100 milhões de metros cúbicos de rochas e areia. Palm Deira será composta de aproximadamente 1 bilhão de metros cúbicos de rochas e areia. Todos os materiais serão importados dos EAU. Entre as três ilhas haverá mais de 100 hotéis de luxo, residencial exclusivo de praia ao lado vilas e apartamentos, marinas, parques de diversão, restaurantes, shoppings, centros esportivos e de spas.
A criação da Palm Jumeirah começou em junho de 2001. A Palm Deira, que está prevista para ter uma superfície total de 46,35 milhões de metros quadrados e que o dono da obra, a Nakheel, alega-se de uma superfície maior que a de Paris, em 2003 iniciou o desenvolvimento. A construção estará concluída nos próximos 10-15 anos.
A Palm Jumeirah
 
Sua construção se iniciou em 2001. É a menor das 3 ilhas. Seu comprimento é de 5 km e sua largura de 5,5 km. Estará 78 quilometros da costa da cidade de Dubai. A primeira fase de desenvolvimento da Palm Jumeirah proverá 4000 residências.
Os primeiros proprietários começaram a mudar-se para a ilha nos finais de 2006, cinco anos depois de começado o projeto, segundo assinalou Nakheel Properties, empresa desenvolvedora da obra.
Nela se encontram um dos hotéis da cadeia Trump: o Palm Trump Hotel & Tower Dubai, também, outro projeto que já está em construção: o Atlantis Tower o qual terminou de ser construido em dezembro de 2008.


Palm Jebel Ali
 
É a segunda das ilhas artificiais de acordo de seu tamanho. Suas dimensões são de 7 km por 7,5 km. Começou a ser construída em 2002.
 
Seu desenho é o mais interessante, pois, visto do ar, pode se ler um poema de 84 letras criado por 404 casas sobre a água, um dos quais dirá assim:
“Toma a sabedoria do sábio. Este leva um homem de visão a escrever sobre a água. Não todo o que monta o cavalo é um jóquei. Grandes homens levam a grandes desafios”.
Em 2007, já está o desenho na areia construída, mas ainda não há casas nem nenhuma construção. A obra foi concluída em meados de 2010.
Entre esta ilha e a Palm Jumeirah, necessitou de mais de 100 milhões de m ³ de areia e de rocha.
 
O plano mestre para Palm Jebel Ali inclui, o espaço a ser usado para atividades esportivas, habitação, um setor de varejo e prédios de escritórios. Além disso, parques públicos, marinas e uma icónica ponte ligando para a torre principal fazem parte dos projetos plano.
 
Palm Deira
A Palm Deira foi anunciada para o projeto, em outubro de 2004. Após o término, ela irá se tornar a maior ilha do mundo construída pelo homem, a habitação para mais de um milhão de pessoas. Embora nenhum calendário para a conclusão tenha sido anunciado, espera-se que seja concluída até 2015. Esta ilha é 8 vezes maior que a Palm Jumeirah, e 5 vezes maior que a Palm Jebel Ali. Originalmente, o projeto chamado para tem 14 km por 8,5 km e ter na ilha com 41 frondes. Devido a uma mudança substancial na profundidade no Golfo Pérsico, ou fora da ilha vai mais longe, a ilha foi remodelada em Maio de 2007. O projeto, então se tornou um 12,5 km por 7,5 km, com 18 frondes maiores.
 
No princípio de Outubro de 2007, 20% da construção da ilha foi concluída, com um total de 200 milhões de metros cúbicos de areia já utilizada. Depois, no início de abril de 2008, a Nakheel anunciou que mais de um quarto da área total da Palm Deira já haviam sido concluída. Esta ascendeu a 300 milhões de metros cúbicos de areia. Já que a ilha é tão grande, ela está a ser desenvolvida em várias fases. A primeira delas é a criação da Ilha Deira. Esta porção da Palm irá sentar-se lado a lado com os Deira Corniche entre a entrada do Dubai Creek e o Porto Al Hamriya. Ilha Deira vai atuar como "porta de entrada para o A Palm Deira" e ajudar a revitalizar a zona de envelhecimento da Deira. De início de abril de 2008, 80% da Frente da Ilha Deira em recuperação foi concluída.
 
 
 
É... tem muito assunto ainda!!! Vamos falar muito de Dubai ainda!!!
                                                                                                     =D
 
 
 

 


 
 

 

 

 
 





 




 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário