quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Jardim de vasos I


Oi gente, estou aqui com mais um dilema... rssss

Bom, deixa eu contar um pouquinho, da minha vida pra todo mundo entender.

Mudei com meu marido, meus 3 gatos e meu cachorro pra minha casinha linda que amo muito em fevereiro deste ano. Antes de vir pra cá fizemos uma boa reforma, porque precisava de alguns reparos e pra deixar com a nossa (minha rssss) cara!!!

Então... sabe aquele jardinzinho na frente de casas típicas dos anos 70 e 80?!?!? Pois é!!! Era a única área permeável (jardim) da casa... “era” já que concretei. Não abri nenhum outro, o duro é que pensei bastante. Coisas do tipo... da trabalho, o cachorro vai cavar e entrar em casa todo sujo, como fazia na outra casa... e por ai vai!!! Resultado: Preciso de plantas!!!! Com urgência!!! Socorro!!!

A única solução: VASOS, já que ninguém merece quebradeira no quintal morando na casa e também custa caro e já estourei a minha cota($$$$) e com vasos da pra ir aos poucos e tem mobilidade para escolher o que, como e onde plantar, já que plantas dão um certo trabalho, mas fala sério... é bom demais!!!

O mais difícil é o que e onde, sabe com é, planta de sol, de sombra, pra vaso ou não, o tamanho do vaso, o tamanho que ela alcança, se é venenosa (no meu caso por causa dos bichos, mas tem que prestar atenção nisso também que tem crianças)...

Por causa de todas essas questões resolvi fazer uma pesquisa e tem tanta coisa legal que resolvi dividir com todos... descobri que na frente de casa quero flores e suculentas , na frente da janela da cozinha uma horta e no quintal um pouco de tudo, mas principalmente frutíferas... minha meta é ter tudo pronto até o fim do ano, será que dá?!?!?

 Hortas em vasos

É bem legal, todo mundo pode ter... você planta o que você mais gosta e tem tudo sempre fresquinho e a mão. Não é um luxo?!?!?

Com prendedores de roupa nos vasos podemos
identificar cada vasinho.

Com suporte na parede,
ótimo pra quem não tem muito espaço.

Com canos de PVC (amei essa... ficou muito lindo)
Vou postar o passo - a - passo depois
de um parecido prometo!!!

Dentro de casa...






DICAS:

1-   A horta vai precisar de bastante luz, ela pode ser cultivada dentro de casa, mas sempre próximas de janelas.

2-    Mudas de alecrim, coentro, cebolinha, hortelã, pimenta e salsinha, por exemplo, precisam de um vaso com no mínimo 15 cm de profundidade.

3-   É importante misturar substrato na terra, como por exemplo adubo orgânico e calcário, que a gente encontra facilmente em lojas de jardinagem e até no super mercado (as mudinhas também).

4-   É recomendado (em caso de sementes) água duas vezes ao dia, um copo por vez, até as folhas se formarem, após isso uma vez por dia já é suficiente. Lembre-se, água é importante, mas em excesso pode criar um ambiente de proliferação de bactérias, o que acaba com as plantas.

     Muito mais dicas no PlantaSonya.
No próximo post vamos falar de frutíferas em vasos... Não percam!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário