quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Sua horta em casa

Tecnologia da Embrapa para sistema de plantio de hortaliças é ideal para quem tem pouco espaço, como a varanda de um apartamento

Como eu tinha prometido, esta aqui como montar sua horta em casa com tubos de pvc!!!

A falta de espaço já não é mais problema nem desculpa para quem quer montar uma horta. O técnico agrícola Adejar Gualberto Marinho, da Embrapa Hortaliças - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, criou no início de 2004 um sistema de plantio em canos de PVC que pode ser colocado em qualquer lugar, até na varanda de um apartamento. Mais parecida com uma escada, a horta suspensa, como é chamada, é simples de fazer e econômica.


'O sistema completo custa, em média, 500 reais', afirma. Neste tipo de tecnologia para horta, pode-se plantar de tudo um pouco: verduras, legumes, condimentos e até plantas medicinais. Só é preciso tomar cuidado em cultivar hortaliças que não cresçam muito para não atrapalhar o desenvolvimento das outras plantas. Porém , com calha de 1,20 metro, é possível plantar 12 pés de alface com espaçamento de 20 centímetros. Além de consumir o que produz, o dono pode até ganhar dinheiro extra.

Montagem


         


 



 

1 - Cano de PVC
Esse sistema de horta suspensa utiliza canos de PVC de 30 centímetros de diâmetro, que vão servir como 'vasos' para as hortaliças. Evite comprar tubos menores para não perder área de plantio. Caso você queira fazer quatro canteiros, como na figura, use um cano 1,20 metro de comprimento; outro de 1,0 metro; o terceiro de 80 centímetros; e um de 60 centímetros. Desta forma, há espaço suficiente para fazer o plantio sem dificuldades, por exemplo, de alface, beterraba e coentro.
 
 


 

 

2 - Placa de madeira
 Antes de colocar a terra é preciso fechar as laterais das calhas. Para isso, você vai precisar de um pedaço de madeira de dois centímetros de espessura. Usando o cano como molde, desenhe com um lápis quatro círculos na tábua. Serre cada um deles e divida-os em semicírculos como exemplificado na figura 2.
 
 

3 - Furos no cano para escoamento de água
Utilizando um serrote ou um facão bem afiado, corte cada tubo ao meio no sentido longitudinal, tomando cuidado com o alinhamento. Em seguida, faça pequenos furos de cinco milímetros de espessura no fundo de todos os pedaços cortados. Isso é fundamental para o escoamento da água em sua horta e evita a proliferação de microorganismos capazes de prejudicar o desenvolvimento da planta. Utilize um prego 18x30 e, com um martelo, fure os canos. Para evitar que eles rachem na hora em que for furá-los, uma dica é colocá-los sobre uma plataforma de madeira com as calhas voltadas para cima. O espaçamento entre os furos deverá ser de cinco centímetros.
 
 

4 - Use preguinhos para fixar as laterais do canteiro



Para prender bem a madeira ao cano de PVC, recomenda-se o uso de 12 pregos a uma distância de, aproximadamente, cinco centímetros um do outro. Use pregos 15x15.
 
 
5 - A estrutura em tudo galvanizado soldado
 
 
Para agüentar o peso das hortas feitas com os canos de PVC é preciso fazer um suporte com tubo galvanizado ou com ferros de construção de três oitavos. A montagem dessa estrutura precisa ser feita com solda. Para isso, é aconselhável a ajuda de um serralheiro.
 
A parte de cima do suporte deve ter um metro de altura por um de comprimento e a de baixo 35 centímetros de altura por 40 de comprimento. Já os degraus possuem 33 centímetros de largura e 25 de comprimento. Não se esqueça de ligar uma barra de 70 centímetros no segundo degrau de baixo para cima ao tubo de um metro de comprimento da base. Isso é fundamental para garantir a sustentação do suporte. Repare que em todos os degraus há dois ganchos de ferro de oito centímetros de comprimento por um de largura cada. Colocados de forma inclinada, essas hastes são fundamentais para dar apoio aos canos de PVC. Ponha-as a uma distância suficiente para que os tubos possam caber em cada degrau da estrutura.
 
Essa matéria foi tirada do site Globo Rural.
 
 
Para fazer sua horta na parede é só seguir os passo 1, 2, 3 e 4 e colocar um suporte na parede, são duas ripas de madeira colocadas com parafusos na parede, onde você pode prender com preguinhos os canos de PVC.
 
 
=D
 



 

 

 

 

Um comentário:

  1. aproveitando a ideia- http://filosfitasequirifofos.blogspot.com.br/2012/10/jardim-suspenso-canos-de-pvc-reciclagem.html

    ResponderExcluir